sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Calendário de Eventos

O calendário de eventos do BPMVision será utilizado para apresentar todos os eventos de BPM que ocorrerão no Brasil assim como lançamentos e eventos que serão realizados pelo BPMVision.
Você vai estar presente em algum evento listado? Gostaria de realizar a cobertura de algum evento de BPM e contribuir para a criação de um artigo aqui no BPMVision sobre o evento?
Fale conosco e seja nossos olhos e ouvidos aonde você está e ajude a divulgar tudo o que ocorre pelo Brasil!

Envie um e-mail para bpmvision@outlook.com e/ou deixe um comentário aqui que entraremos em contato (comentários serão apagados depois de respondidos)!



*Caso você saiba de algum evento relacionado à BPM no Brasil que irá ocorrer e não está listado aqui, avise-nos e publicaremos!


Bruno Barrios - OCEB Business Intermediate
BPMVision

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Gestão do Conhecimento aliada à definição de Processos

A organização é um corpo composto por várias pessoas, isso praticamente todo mundo já sabe. Mas sendo a organização formada por vários indivíduos que possuem suas próprias experiências, suas crenças, seus medos e suas ideias, como é possível fazer todas essas pessoas funcionarem como um corpo só? Será realmente que é suficiente apenas os diretores da organização reunirem-se e definir toda a nova forma de trabalho que o BPM irá trazer durante e após a sua implantação? Será mesmo que somente os diretores e executivos são capazes de enxergar todas as macro e micro atividades que ocorrem no dia a dia da organização? Eu sinceramente acredito que não!

Uma das apresentações mais interessantes que já presenciei foi sobre como utilizar a gestão do conhecimento para ajudar na definição e alinhamento dos processos de negócio. E seu tema principal foi como difundir a informação da organização e levantar debates que agregassem valor frente à definição de processos de negócio. 

A pergunta principal que consegui extrair foi: 
Como ao invés de escolher um grupo de pessoas, utilizar a organização inteira para definir os processos?
E é isso que relatarei agora.

A estratégia que foi utilizada foi muito interessante, apresentarei aqui os 4 passos mais importantes:

1)Foi criado um grupo de responsáveis pela definição do processo. Este grupo sim era formado por diretores mais conhecedores do processo em alto nível, afinal alguém tem que ter a responsabilidade principal nesta tarefa. era de sua responsabilidade definir o processos de uma forma macro, demonstrando os insumos e entregas de cada área, bem como cada área interagia com a outra (contratos entre as áreas).

2) Uma vez desenhado o processo principal, ele foi publicado e divulgado por toda a organização. Cada diretoria repassava o conhecimento sobre o processo aos seus subordinados.

3) Foi disponibilizado um sistema Wiki, onde todos podem colocar seus conhecimentos e debates assuntos, para que todos na organizações pudessem contribuir com o processo. Para cada tarefa do processo existe um fórum onde podem ser criados debates, apresentações de ideias, apresentações de melhorias, etc. Desta forma todos os debates eram feitos pelo sistema Wiki que foi implantado. Todo o conhecimento da organização foi crescendo lá e posteriormente utilizado na definição e alinhamento dos processos.

4)Como nada é perfeito, foi feito um trabalho intenso e constante para promover a utilização do Wiki no ambiente de trabalho. Para ajudar as pessoas a criar a nova cultura de realizar as discussões pelo Wiki, o grupo responsável sempre influenciava aos demais a debater tudo por lá, pois seria melhor para a organização.

O mais interessante disto tudo que achei foi a possibilidade das pessoas realmente participarem juntas da definição de algo que seria a nova forma de trabalho da organização. Antes mesmo de se saber quais seriam todos os temas discutidos. Não teve que haver um longo período antes de poder incluir as pessoas ao debate e participação,.

Esse senso de importância que foi gerado e a inclusão das pessoas neste processo com certeza refletiu em um maior engajamento e maior colaboração, visto que cada um tem papel importante na organização como um todo.

Bruno Barrios - OCEB Business Intermediate
BPMVision







terça-feira, 21 de agosto de 2012

Cobertura do BPM Day!

Olá pessoal! 
Na quinta-feira passada eu tive a oportunidade de presenciar o evento BPM Day Brasília! Um evento sobre BPM e apresentação de cases muito interessantes!
O evento ocorreu no auditório Nereu Ramos que fica localizado no subsolo do anexo II da câmara dos deputados. Tudo foi muito bem organizado e o evento foi um sucesso e um diferencial para quem trabalha com BPM aqui em Brasília!

BPM Day Brasília
Relatarei aqui, com fotos também, tudo o que ocorreu no evento e contarei sobre alguns cases que me chamaram muito a atenção! Este artigo será um artigo geral que conterá um resumo de tudo o que ocorreu. Posteriormente estarei disponibilizando os cases que mais me chamaram atenção e o que pude aprender com cada um. Fique atento para não perder nenhum outro case do BPM Day que publicarei ;-) . Para isto, curta nossa página do facebook e siga-nos no twitter!

O evento contou com a participação do Comitê Executivo Nacional da ABPMP Brasil. O fundador e presidente Gart Capote e o vice-presidente José Davi Furlan. Tive a oportunidade de conhecê-los pessoalmente e posso dizer com toda firmeza que as diretivas de BPM no Brasil estão em ótimas mãos! É perceptível que estes dois líderes, Gart e Furlan, respiram BPM no seu dia a dia e é essa a fonte do entusiasmo e perseverança que os dois têm na divulgação diária e publicações sobre BPM no Brasil. Foi um prazer conhecê-los!

Bruno Barrios (Criador do BPMVision) e Gart Capote (Presidente ABPMP Brasil)

José Davi Furlan (Vice-presidente ABPMP Brasil) e Bruno Barrios (Criador do BPMVision) 


A abertura do evento foi realizada por José Davi Furlan que iniciou chamando a nossa atenção para o FOCO DO CLIENTE, mostrando que o valor realmente é agregado quando o cliente enxerga tal valor. Furlan também falou sobre não automatizar qualquer processo, pois muitas vezes o processo nem mesmo deveria existir! É necessário primeiramente analisar os processos antes de sair automatizando tudo. Um outro ponto também muito interessante onde publicarei depois foi a importância de não usar a analise de processos simplesmente para reduzir custos, mas de acordo com Furlan, devemos utilizar o BPM para aumentar a produtividade!

José Davi Furlan

Sônia Maria Goulart, falou sobre a importância da visão sistêmica disseminada entre todos os colaboradores. Demonstrou a importância de saber quem você é no processo e o que a sua atividade representa no todo. Apresentou um case onde as competências organizacionais foram mapeadas baseadas no processos que a organização desempenhava.
Sônia Maria Goulart Gonçalves
Armando Kokitsu falou da dificuldade das pessoas se engajarem nas mudanças organizacionais e nos trouxe uma visão que vai além de processos e metodologias, falou sobre a necessidade da mudança interior das pessoas! Demonstrou a necessidade da sustentação das mudanças para que as atitudes modificadas não deixem de ser executadas, mas que cresçam e sejam contínuas. Por fim, apresentou que a mudança dentro de cada pessoa refletirá na mudança da organização, e que esta mudança é construída delicadamente.
Armando Kokitsu
A importância de criar um propósito antes de modelar foi o principal tema apresentado por André Macieira. Não mapear por mapear, mas mapear sempre com um significado como objetivo. Disse também sobre o BPM ser um facilitador para que os problemas possam ser entendidos e resolvidos.
André Macieira

Na mesa redonda foram discutidos vários assuntos levantados pela platéia. Temas como "Foco do Cliente" e "Green BPM" não poderiam e não ficaram de fora.
Mesa redonda com Gart Capote e os palestrantes
Na parte da tarde, Francisco Edmundo de Andrade falou sobre a importância da gestão do conhecimento no mapeamento de processos de negócio. Reforçou a importância de apresentar as expectativas esperadas a cada integrante de um processo e também o mapeamento e alinhamento entre as áreas da organização.
Francisco Edmundo de Andrade 
Dando continuidade a apresentação de Francisco, Sangelly Maria Assunção apresentou um case muito interessante sobre como utilizar a gestão do conhecimento para que os processos possam ser mapeados. Demonstrou como foi feita a captação do conhecimento para solucionar gaps nos processos internos da organização.
Sangelly Maria Assunção
Patrícia Isabel Silva  e Antônio José de Souza Pereira apresentaram o caso da gestão de eventos da câmara dos deputados.  Antônio José chamou a atenção para a diferença e importância da automação de processos versus os sistemas tradicionais. Falou também sobre a forte interação entre BPM e SOA para a viabilização de projetos de rápida adequação a mudanças.
Patrícia Isabel Silva 

Antônio José de Souza Pereira
Por fim, tivemos outra oportunidade de acompanhar um debate construtivo baseado nas perguntas da platéia.
Mesa redonda final
Este foi o BPM Day Brasília, um dia muito agregador de conhecimento a todos que estiveram presente lá! Em Breve disponibilizarei artigos explicando detalhadamente os cases apresentados no dia!

Caso você encontre alguma informação incorreta, entre em contato comigo para que eu possa adequar! Obrigado!
Bruno Barrios - OCEB Business Intermediate
BPMVision

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Livro - BPM Para Todos


Olá Pessoal!

Finalizei a leitura do livro BPM Para Todos e como sempre faço, disponibilizo aqui a minha opinião sobre o que pude entender e encontrar no livro. O nosso post concentrador de todos os livros será mais uma vez atualizado, agora com o livro BPM Para Todos! No final deste artigo está descrito o endereço do post concentrador!

Nome: BPM Para Todos- Gart Capote.

Descrição: Apresenta de forma geral o que é BPM e no que o leitor deve estar atento ao começar a implementar o BPM. Faz um passo a passo geral partindo do zero até a implementação do BPM em uma empresa enfatizando as partes importantes.

Área de conhecimento: BPM.
Disponível em Português? Sim.
Número de Páginas: 228.
Como adquirir: Comprando no site bookess.com.br .


Opinião: Sabe quando você quer começar a entender sobre um novo assunto e não sabe por onde começar? Bom, se quiser começar a entender sobre o que é BPM, este livro é a indicação perfeita! O livro  BPM Para Todos retrata o que é o BPM, para que serve e quando e onde deveria ser implementado. Apresenta também a opinião do autor sobre como o BPM pode mudar o dia a dia de milhões de pessoas. Uma parte muito interessante a ser citada é quando o autor apresenta, mesmo que sem detalhes profundos, 10 passos para sua organização conseguir implementar o BPM. O autor chama a atenção para detalhes importantes em cada fase. É um livro de leitura rápida e de linguagem simples, o que na minha opinião é muito interessante! O livro da uma "pincelada" em Outside-In e Green BPM, dois assuntos muito interessantes. Aos mais experientes, este livro será uma boa revisão rápida. Aos iniciantes, esta aqui é uma ótima indicação ao começo da jornada! Muito bom! Recomendo a todos!


E você, já leu este livro? Pensa em ler? Comente suas opiniões e o que achou do livro! Quero saber a opinião de vocês! (Peço a gentileza de comentar na página centralizadora dos livros, o link segue logo abaixo)


Veja todas as outras indicações de livros no nosso artigo centralizador! Deixe seu comentário lá! 

Bruno Barrios - OCEB Business Intermediate
BPMVision



quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Diferença entre Gateways de Evento!

É muito comum ver pessoas se confundindo no momento em que vão utilizar um gateway de evento ou utilizando-os de forma incorreta para representar alguns fluxos do processo. Chegou o momento de acabar com todas as dúvidas relacionadas à eles!

Existem 3 tipos de gateways baseados em eventos:

  • Event-Based Gateway:
  • Exclusive Event-Based Gateway:
  • Parallel Event-Based Gateway:

O Event-Based Gateway(Gateway Baseado em Eventos) é utilizado para bifurcar o fluxo do processo baseado em um evento que ocorra antes de outro evento, ou seja, ao chegarmos em um fluxo de processo que aguarda por receber os documentos ou o prazo de expiração dos documentos, o evento que ocorrer primeiro inabilitará o outro evento. O fluxo seguirá a partir do evento que ocorreu primeiro.

No fluxo abaixo, após solicitar os documentos o fluxo aguarda receber os documentos ou aguardar 5 dias. O evento que ocorrer primeiro impede o outro evento de ocorrer e o fluxo segue normalmente. Se "Receber Documentos" ocorrer antes de "Aguardar 5 dias" então a tarefa "Analistar Documentos" será realizada e o evento "Aguardar 5 dias" será abortado juntamento com o fluxo no momento da decisão.

(Clique na imagem para ampliar)

O Exclusive Event-Based Gateway e o Parallel Event-Based Gateway sempre são gateways utilizados para instanciar o processo, então sempre são utilizados no começo do processo sem o Start Event(Bolinha Verde).

O Exclusive Event-Based Gateway funciona da mesma forma que o Event-Based Gateway mas só é utilizado quando se deseja deixar o Start Event implícito.

O processo abaixo funciona da mesma maneira do processo acima. Porém este omite os Start Events e os End Events.

(Clique na imagem para ampliar)

O Parallel Event-Based Gateway também é somente utilizado no começo do processo por se tratar de um gateway instanciador.

Quando utilizamos um Parallel Event-Based Gateway, para que o processo seja instanciado, é necessário que todos os eventos ligados ao gateway ocorram. Caso isto não aconteça o processo não é instanciado.

Na processo abaixo o processo só será instanciado depois que os eventos "Receber Documentos" e "Receber Fotos" ocorrerem. Antes disso o processo não será instanciado!

(Clique na imagem para ampliar)

Espero que com este post os gateways de evento tenham ficado mais fáceis de entender. Embora os gateways de evento Exclusive e Parallel não sejam muito usados, é sempre interessante saber como eles funcionam!


Se ficou ainda alguma dúvida, não deixe de perguntar nos comentários. Será um prazer responder!