terça-feira, 25 de setembro de 2012

Corbertura do BPM Day Espírito Santo!

No dia 13 de setembro foi realizado o BPM Day Espirito Santo que ocorreu em Vitória. O evento já consagrado nacionalmente teve sua primeira edição no Espírito Santo e marcou o início de uma longa jornada da ABPMP para disseminação do tema Gerenciamento de Processos no Brasil. 

O evento ocorreu no auditório principal do Hotel Golden Tulip na capital capixaba e teve a presença de aproximadamente 300 pessoas. A organização do evento ficou a cargo da ABPMP Brasil-ES com a contribuição voluntária de vários colaboradores que ajudaram a fazer do evento um enorme sucesso.


BPM Day Espírito Santo

Seguindo o formato dos eventos anteriores foram realizadas várias palestras com apresentação de cases de BPM em empresas e instituições de diferentes segmentos. 
Este artigo foi elaborado por um correspondente do BPMVision confira os créditos ao final do artigo. A todos que desejam colaborar com o BPMVision sendo a "Nossa Visão" na sua cidade ou no seu estado, confira o artigo "BPMVision - Seja você a nossa visão!" e veja como é fácil participar.  
A abertura do evento foi realizada pelo Gestor Regional da ABPMP no Espírito Santo, Adriel Moro.

Adriel Moro – Gestor Retional ABPMP-ES

Na sequência,  José Davi Furlan, vice-presidente da ABPMP Brasil, apresentou uma palestra empolgante sobre o tema “Construindo um novo Brasil com melhores processos de negócio”. Em sua apresentação Furlan explicou a mudança de mentalidade que envolve o BPM e chamou o público a uma reflexão sobre a situação atual do Brasil, a baixa qualidade dos serviços prestados a nós cidadãos tanto pelo governo como pela iniciativa privada, os altíssimos índices de desperdício, a baixa produtividade das nossas indústrias, os altos custos dos nossos produtos, a falta da visão DO cliente por parte das empresas. Furlan relatou também como é possível reverter este quadro e buscar a excelência nos nossos serviços e produtos através da aplicação de BPM. 

José Davi Furlan – Vice Presidente ABPMP Brasil

O Diretor Administrativo da FINDES – Federação das Indústrias do Espírito Santo, Luciano Raizer explicou como a FINDES está aplicando BPM na gestão dos seus processos e como estas iniciativas estão ajudando a disseminar a importância do BPM entre as empresas do estado.

Luciano Raizer Moura – Diretor Administrativo FINDES

Giovanni Angius, diretor da UBQ-ES – União Brasileira pela Qualidade, expôs como BPM surgiu nas organizações a partir da evolução das técnicas e princípios de gestão da qualidade. Em seguida explicou a utilização de grupos de trabalho na identificação de problemas e a busca pela melhoria contínua através da utilização de BPM.

Giovanni Angius – Diretor da UBQ-ES

O professor Herbert Carneiro, Chefe do Departamento de Engenharia da UFES trouxe uma reflexão sobre os desafios da gestão estratégica através da utilização de BPM, ressaltando a importância do acompanhamento de desempenho e monitoramento constantes de indicadores, utilizando como exemplo o Hospital Universitário da UFES.

Prof. Herbert Barbosa Carneiro – Chefe do Depto. de Engenharia da UFES

A primeira parte do evento foi encerrada com uma mesa redonda formada por: Adriel Moro, Ivan de Vargas Lopes e Helder Bergamin.  José Furlan foi o mediador. Os participantes debateram os desafios e benefícios da utilização de BPMS nas empresas e responderam a perguntas da plateia.

Ivan Vargas -Delegado Regional da ABPMP-ES, José Furlan, Helder Bergamin - Líder da Equipe de Processos da Petrobras  e Adriel Moro 

Patrick Barbosa, Gerente de TI da CESAN – Companhia Espírito Santense de Saneamento, falou sobre as iniciativas de implantação de Gerenciamento de Processos na CESAN ressaltando a importância do treinamento e capacitação das pessoas como princípio fundamental para a transformação nas organizações.

Patrick Barbosa da Silva – Gerente da Divisão de Desenvolvimento de Sistemas CESAN

Leonardo Borges Rosa, Gerente de Instalações de Superfície da Petrobras detalhou um caso real de automatização de processo ponta-a-ponta na empresa, com enfoque nos desafios encontrados durante o projeto, frisando os fatores motivadores e as mudanças alcançadas após a implantação.

Leonardo Borges Rosa – Gerente de Instalações de Superfície Petrobras

Wesley Binz, supervisor de projetos e Laudinei Rodrigues, ambos do Grupo Águia Branca, falaram como BPM tem aumentado à eficiência operacional na empresa a partir de uma abordagem colaborativa, destacando a importância de se estimular as pessoas na busca contínua pela qualidade na empresa.

Wesley Binz – Supervisor de Projetos Grupo Águia Branca
Laudinei Rodrigues da Silva – Assistente Administrativo Grupo Águia Branca
Para finalizar o BPM Day em altíssimo nível, foi realizada uma segunda mesa redonda com a participação de Renato Fanzeres e Célia Vicente do SEBRAE-ES, Valéria Effgen Carvalho da Viabiliza Projetos, Júnior Garcia, Sócio Diretor da microempresa Ginga e Furlan pela ABPMP, com a mediação de Adriel Moro.  Os Experts debateram temas relacionados à implantação de BPM em micro e pequenas empresas, as vantagens, desvantagens, principais dificuldades e o que pode e deve ser aplicado.

Adriel, Júnior Garcia, Renato Fanzeres, Valéria Effgen, Célia Vicente e Furlan
Equipe ABPMP (da esquerda para a direita): Marco Túlio, delegado regional ES, Ivan Vargas, delegado regional ES, José Furlan vice presidente e Adriel Moro gestor regional ES

Cobertura do evento realizada por:
Marco Túlio Perdigão Mendes, CBPP - Delegado Regional ABPMP Brasil – ES. 
Fotos:
Gustavo Adolfo - G4 INFormação e Comunicação. 
Formatação e Adaptação textual:
Bruno Barrios - BPMVision

Agradecimentos especiais:
Gostaria de agradecer imensamente ao Marco Túlio pela enorme receptividade à ideia de colaborar com o BPMVision com a cobertura do evento BPM Day Espirito Santo. Desde o início se dispôs a ajudar de todas as formas e dentro das suas possibilidades. Agradeço pela atenção dispendida, pela dedicação, organização e agilidade das informações. Mesmo sendo um Delegado Regional ABPMP Brasil, que nos dias dos eventos sempre está muito atarefado, encontrou tempo para ajudar na divulgação. 
Marco, obrigado por ter sido a visão do BPMVision aí no Espírito Santo. Este artigo só foi possível graças a sua ajuda e colaboração! Espero contar com você nos próximos eventos! 
Agradeço também ao Gustavo Adolfo da G4 INFormação e Comunicação pelas fotos de alta qualidade que retrataram este evento!
 Bruno Barrios - BPMVision
A todos que desejam colaborar com o BPMVision sendo a "Nossa Visão" na sua cidade ou no seu estado, confira o artigo "BPMVision - Seja você a nossa visão!" e veja como é fácil e simples colaborar! Contribua para o crescimento do BPM no Brasil!

Caso você encontre alguma informação incorreta, entre em contato comigo para que eu possa adequar! Obrigado!

Bruno Barrios - OCEB Business Intermediate
BPMVision




Nenhum comentário:

Postar um comentário